Instruções

Submissão de Comunicações Livres

Para submeter ao congresso uma Comunicação Livre, oral ou escrita, deverá considerar as instruções expostas de seguida e submeter o(s) resumo(s) até dia 06 de Outubro de 2017.

Deverá identificar no formulário: (1) o título (máximo 12 palavras); (2) o formato que pretende para a comunicação livre (oral ou escrito); (3) os autores, respetivas afiliações e emails; (4) o autor responsável pela apresentação e seus contactos; (5) o resumo; e (6) as palavras-chave (entre 3 e 5).

A apresentação do resumo de uma Comunicação Livre deverá ter no máximo 1500 caracteres com espaços (aproximadamente 200 palavras), e ter uma de duas estruturas:

1ª Opção (Estudos Empíricos ou de Revisão de Literatura):

Introdução: Apresentar um breve enquadramento teórico, incluindo os principais objectivos estudo.
Método: Para estudos quantitativos, descrever o desenho de investigação (e.g., transversal), as características mais relevantes dos participantes (e.g., número de participantes, idade) e instrumentos utilizados; nos estudos qualitativos descrever o desenho de investigação, os participantes e o método de análise de dados (e.g., grounded theory, análise de discurso); nos estudos de revisão (meta-análise, revisão sistemática ou revisão de literatura) descrever os critérios de inclusão e os participantes dos estudos incluídos.
Resultados: Fazer uma descrição sumária dos resultados principais.
Discussão: Conclusões e/ou discussão acerca da possível contribuição do estudo.

2ª Opção (Reflexão Crítica ou Estudo de Caso):

Introdução: Apresentar um breve enquadramento, incluindo o problema e os principais objectivos da reflexão crítica ou do estudo de caso.
Discussão: Conclusões e/ou discussão acerca da possível contribuição da reflexão crítica ou estudo de caso apresentado.

  • A nomeação das secções (Introdução, Método, Resultados e Discussão) deverá estar integrada no corpo do resumo.
  • Não deverá incluir uma lista de referências no final do seu resumo.

Submissão de Simpósios

Para submeter ao congresso um Simpósio, oral ou escrito, o coordenador do mesmo deverá considerar as instruções expostas de seguida e submeter o Simpósio até dia 06 de Outubro de 2017.

Deverá identificar no formulário: (1) o título do simpósio (máximo 12 palavras); (2) o coordenador do simpósio, sua afiliação e contactos; (3) o formato da apresentação; e (4) o documento Word com o resumo geral do Simpósio (considerando as instruções expostas de seguida) e os resumos das comunicações individuais que o compõem.

A apresentação do resumo do Simpósio deverá ter um máximo de 2000 caracteres com espaços (aproximadamente 300 palavras), e ter a seguinte estrutura:

Objetivos: Descrever os principais objetivos que pretende atingir com a realização do simpósio.
Relevância: Justificar a relevância do simpósio face ao tema do congresso.
Sumário: Descrição do simpósio como um todo e integração das comunicações individuais, com indicação da sua ordem de apresentação.

Resumos das Comunicações Individuais: Os resumos das comunicações individuais que compõem o simpósio deverão seguir as instruções de submissão das comunicações livres apresentadas mais acima.

ATENÇÃO:  Os simpósios orais terão 5 comunicações (sem moderador) ou 4 comunicações (com um moderador) e os simpósios escritos terão 6 comunicações (sem moderador) ou 5 comunicações (com um moderador). É da responsabilidade do coordenador a recolha e submissão dos resumos das comunicações individuais que compõem o simpósio.