Instruções

Submissão de Comunicações Livres

Para submeter ao congresso uma Comunicação Livre, oral ou escrita, deverá considerar as instruções expostas de seguida e submeter o(s) resumo(s) até dia 30 de Setembro de 2017.

Deverá identificar no formulário: (1) o título (máximo 12 palavras); (2) o formato que pretende para a comunicação livre (oral ou escrito); (3) os autores, respetivas afiliações e emails; (4) o autor responsável pela apresentação e seus contactos; (5) o resumo; e (6) as palavras-chave (entre 3 e 5).

A apresentação do resumo de uma Comunicação Livre deverá ter no máximo 1500 caracteres com espaços (aproximadamente 200 palavras), e ter a seguinte estrutura:

Introdução: Apresentar um breve enquadramento teórico, incluindo os principais objectivos estudo.
Método: Para estudos quantitativos, descrever o desenho de investigação (e.g., transversal), as características mais relevantes dos participantes (e.g., número de participantes, idade) e instrumentos utilizados; nos estudos qualitativos descrever o desenho de investigação, os participantes e o método de análise de dados (e.g., grounded theory, análise de discurso); nos estudos de revisão (meta-análise, revisão sistemática ou revisão de literatura) descrever os critérios de inclusão e os participantes dos estudos incluídos.
Resultados: Fazer uma descrição sumária dos resultados principais.
Discussão: Conclusões e/ou discussão acerca da possível contribuição do estudo.

Não deverá incluir uma lista de referências no final do seu resumo.

Submissão de Simpósios

Para submeter ao congresso um Simpósio, oral ou escrito, o coordenador do mesmo deverá considerar as instruções expostas de seguida e submeter o Simpósio até dia 30 de Setembro de 2017.

Deverá identificar no formulário: (1) o título do simpósio (máximo 12 palavras); (2) o coordenador do simpósio, sua afiliação e contactos; (3) o formato da apresentação; e (4) o documento Word com o resumo geral do Simpósio (considerando as instruções expostas de seguida) e os resumos das comunicações individuais que o compõem.

A apresentação do resumo do Simpósio deverá ter um máximo de 2000 caracteres com espaços (aproximadamente 300 palavras), e ter a seguinte estrutura:

Objetivos: Descrever os principais objetivos que pretende atingir com a realização do simpósio.
Relevância: Justificar a relevância do simpósio face ao tema do congresso.
Sumário: Descrição do simpósio como um todo e integração das comunicações individuais, com indicação da sua ordem de apresentação.

Resumos das Comunicações Individuais: Os resumos das comunicações individuais que compõem o simpósio deverão seguir as instruções de submissão das comunicações livres apresentadas mais acima.

ATENÇÃO:  Os simpósios orais terão 5 comunicações (sem moderador) ou 4 comunicações (com um moderador) e os simpósios escritos terão 6 comunicações (sem moderador) ou 5 comunicações (com um moderador). É da responsabilidade do coordenador a recolha e submissão dos resumos das comunicações individuais que compõem o simpósio.