Mensagem da Comissão Organizadora

É com enorme prazer que anunciamos que a Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS), em colaboração com o William James Center for Research, I&D, do ISPA – Instituto Universitário, realizará o 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde de 25 a 27 de Janeiro de 2018, nas instalações do ISPA- Instituto Universitário, em Lisboa, Portugal.

Este congresso apresenta-se com o tema “Promover e Inovar em Psicologia da Saúde”. A atualidade impõe desafios à sociedade (e aos psicólogos que trabalham na área da Psicologia da Saúde), e a sua gestão pede uma resposta não só premente, como também inovadora, considerando a emergência de problemáticas ou a crescente incidência. A exacerbação dos fluxos migratórios, a elevada prevalência de doenças crónicas não transmissíveis tendo por base factores de risco (comportamentais) modificáveis, a dependência da internet, o envelhecimento da população mundial, a deterioração das condições de trabalho, as alterações climáticas, a crescente dificuldade dos serviços de saúde em darem resposta às necessidades, impõem aos Psicólogos da Saúde, tal como à sociedade em geral, a avaliação de impactos e geração de soluções. Apesar dos desafios, detectam-se igualmente oportunidades para inovar a forma como intervimos na doença e promovemos saúde, trabalhamos as redes disponíveis, e integramos a ciência e a prática orientada para as necessidades do utente/cliente. Neste contexto, pretendemos estruturar novamente um evento que nos permite refletir sobre o papel do/as Psicólogo/as da Saúde como agentes de promoção de saúde e inovação na sua entrega, junto de populações diversas. No 12º Congresso de Psicologia da Saúde iremos explorar formas de contribuir para a qualidade de vida das pessoas ao longo das diferentes fases do ciclo de vida, para estilos de vida mais saudáveis, para uma gestão mais autónoma das doenças, para o desenvolvimento de esferas sociais/relacionais e ambientes laborais mais saudáveis, e serviços de saúde mais inclusivos e sensíveis à diversidade cultural. Estas e muitas outras questões terão espaço de apresentação e discussão no congresso.
À semelhança das edições anteriores, neste congresso estarão presentes seis conferencistas convidado/as (3 Portuguese/as e 3 estrangeiro/as), de elevado mérito e reconhecimento (inter)nacional. Para além das conferências, decorrerão ainda diversas sessões de apresentação de trabalhos, este ano sob quatro potenciais formatos: Simpósios de comunicações orais ou de comunicações escritas, e Sessões Temáticas de comunicações livres orais ou comunicações livres escritas.
Existirão ainda workshops pré-congresso, em áreas específicas de investigação e intervenção em Psicologia da Saúde, conduzidos por especialistas no campo.
Chamamos ainda a atenção para as publicações que, por tradição, existem neste evento: o congresso contará com a publicação do Livro de Resumos (que compilará os resumos de todas as apresentações aceites, publicados num suplemento da revista Psicologia, Saúde & Doenças), do Livro de Atas (composto por artigos breves, que decorrem das apresentações em congresso), e de um número especial da revista Psicologia: Saúde & Doenças, que disseminará os melhores artigos (incluindo os artigos galardoados com prémios) desta edição do Congresso Nacional.
Desta forma esperamos que o congresso seja um espaço que promova a partilha de conhecimento científico, que informe a prática profissional, que possibilite o desenvolvimento de redes e a construção colectiva de abordagens inovadoras aos desafios atuais que se apresentam aos Psicólogo/as da Saúde. Convidamo-lo/a, assim, a juntar-se a nós e a propor, apresentar e discutir o(s) seu(s) trabalho(s) no congresso. Esperamos vê-lo/a em breve!

A Coordenadora da Comissão Organizadora,
Filipa Pimenta