Orientações para Coordenadores e Moderadores

Todos os simpósios (SP) – tanto Orais (O), como Escritos (E) – têm um coordenador e todas as sessões temáticas (ST) – tanto Orais (O), como Escritas (E) – têm um moderador, este último convidado pela Comissão Científica do congresso. São funções dos coordenadores dos SPO/SPE e dos moderadores das STO/STE: (1) a apresentação dos participantes na sessão; (2) o controlo do tempo das apresentações; e (3) a dinamização da discussão dos trabalhos.

Orientações para Coordenadores/ Moderadores de Simpósios/ Sessões Temáticas Orais (SPO/STO)

O coordenador/moderador deve apresentar-se na sala 15 minutos antes do início do respetivo/a SPO/STO.
O coordenador/moderador deverá começar por verificar a presença de todos os intervenientes no SPO/STO e a colocação dos ficheiros ppt. no computador da sala.
Um/a assistente de sala estará disponível para apoiar na gravação das apresentações no computador e fornecerá os cartões para controle do tempo (“Tem 5 minutos”, “Tem 1 minuto” e “Fim”).
Seguidamente deverá dar início ao SPO/STO, introduzindo brevemente o tema e apresentando as pessoas que vão intervir.
Cada comunicação oral não deverá ter uma duração superior a 15 minutos, e este tempo deve ser controlado pelo coordenador/moderador com a ajuda dos cartões já referidos. É muito importante o controlo destes tempos para evitar que o/a SPO/STO se atrase.
No final das apresentações, o coordenador/moderador abrirá o debate, gerindo o tempo de discussão de modo a não ultrapassar os limites de tempo previstos no programa. No caso dos SPO com moderador, o coordenador deverá dar a palavra a este último para realizar a sua apreciação crítica das apresentações e lançar o debate.
O coordenador/moderador poderá decidir que faz mais sentido haver debate no fim de cada apresentação, mas neste caso deverá manter um controlo apertado sobre o tempo de modo a não ultrapassar o período destinado ao SPO/STO.

Orientações para Coordenadores de Simpósios/ Sessões Temáticas Escritas

O coordenador/moderador deve apresentar-se na sala 5 minutos antes do início do respetivo/a SPE/STE.
O coordenador/moderador deverá começar por verificar a presença de todos os intervenientes no SPE/STE e a colocação das comunicações escritas na sala.
Seguidamente deverá dar início ao SPE/STE, começando por introduzir brevemente o tema e apresentando as pessoas que vão intervir.
Depois dar-se-á início às apresentações. Cada interveniente tem 5 minutos para descrever a sua pesquisa, e o grupo vai-se deslocando à volta das comunicações escritas que são apresentadas. É muito importante o controlo destes tempos para evitar que o SPE/STE se atrase.
No final das apresentações, o coordenador/moderador abrirá o debate, gerindo o tempo de discussão. No caso dos SPE com moderador, o coordenador deverá dar a palavra a este último para realizar a sua apreciação crítica das apresentações e lançar o debate.
O coordenador/moderador poderá decidir que faz mais sentido haver debate no fim de cada apresentação, mas neste caso deverá manter um controlo apertado sobre o tempo.