Informações – Prémios

Ao longo dos congressos da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde têm sido instituídos prémios que pretendem valorizar o mérito dos investigadores que neles apresentam comunicações. Esta distinção é um estímulo para os investigadores, que contribui para o seu empenho na investigação e que enriquece o seu currículo.

Estão instituídos dois prémios:
Prémio Investigador de Mérito: destinado a galardoar investigadores, em geral, cujos trabalhos se salientam no congresso;
Prémio Jovem Investigador de Mérito: destinado a galardoar jovens investigadores, que tenham obtido o grau de mestre há menos de dois anos, e cujos trabalhos se salientam no congresso.

Comissão de Prémios

Coordenador: José Luís Pais Ribeiro
coadjuvado pela Comissão Científica do Congresso.

Para se candidatar a um prémio, o candidato deverá submeter o texto integral do seu trabalho até ao dia 30 de Novembro, no espaço do site do congresso destinado para o efeito de acordo com as seguintes regras:

  • O texto deverá ter até ao máximo de 10 páginas, incluindo título, identificação dos autores e referências (não é necessário resumo).
  • A letra deverá ser Times New Roman, tamanho 12 e o texto deverá ser impresso a dois espaços, com margens de 2,5 cm.
  •  O título do artigo que não pode ter mais de 12 palavras
  • O texto e as referências deverão ser apresentados segundo normas da APA.
  • Cada autor não pode enviar mais do que dois textos enquanto primeiro autor.
  • O trabalho apresentado para publicação deverá ter exatamente o mesmo título e os mesmos autores que a comunicação proposta para apresentar ao congresso.
  • Se a comunicação ao congresso for recusada pela comissão científica o trabalho não será publicado.
  • Os editores recusarão os textos que não cumpram as regras referidas anteriormente e os que considerem não ter nível científico adequado para publicação.
  • Só serão publicados trabalhos em que o primeiro autor esteja inscrito no Congresso.

O processo de avaliação dos Prémios estará a cargo da Comissão de Prémios. O coordenador da Comissão de Prémios distribuirá pelos membros da comissão científica os textos submetidos, de forma a serem avaliados.
Cada trabalho será classificado como razoável, bom, muito bom e excelente, para cada um dos seguintes critérios: pertinência do tema; inovação das questões de investigação colocadas; apresentação segundo as normas APA; qualidade dos conteúdos (revisão atual, análise aprofundada); qualidade da discussão e das conclusões.

Para cada uma das categorias de prémios:
Serão selecionados e atribuídos até cinco premiados, todos considerados de igual mérito;
A comissão poderá não distribuir os prémios caso não haja trabalhos considerados de qualidade merecedora;
Cada trabalho premiado receberá um diploma que certifica o prémio;
O prémio será concedido ao trabalho submetido e apresentado;
O prémio será entregue ao primeiro autor, que apresenta a comunicação, na cerimónia de encerramento do congresso.

Após o congresso será publicado um número especial do órgão oficial da SPPS, a revista Psicologia, Saúde & Doenças.
Este número incluirá os textos completos aos quais foram atribuídos os Prémios (Investigador de Mérito e Jovem Investigador de Mérito), assim como outros textos completos, submetidos aos prémios, que a Comissão de Prémios julgue se destacarem pela sua qualidade.

Coordenação: Filipa Pimenta
Equipa Editorial: Carolina Correia Tomás